Ads 468x60px

sábado, 4 de setembro de 2010

Século XXI na Idade da Pedra

Tente imaginar, só por alguns momentos, se pudéssemos fazer a experiência: Levar para a Idade da Pedra a tecnologia que temos à nossa disposição hoje. Pense na confusão e no caos que iríamos gerar para aquelas pessoas! De repente, eles não precisariam mais se preocupar em pescar todos os dias, bastava pescar o suficiente para uns três dias e guardar na geladeira. Eles poderiam ter a feliz oportunidade de comer carne assada em bem menos tempo usando um fogão elétrico... Imagine então se eles pudessem usar telefone só para a mulher se certificar que o marido estava bem enquanto procurava a caça ou se já estava voltando para casa.

As situações hipotéticas acima parecem muito embaraçosas a partir do momento que sabemos que a tecnologia não tem nada a ver com a Idade da Pedra. Da mesma forma nossas atitudes em relação ao nosso planeta não tem nada a ver com o século em que vivemos, nossa mente ainda precisa processar que nosso planeta está se enchendo de lixo a cada dia. O Brasil é um dos países que começou a lidar com a questão de reciclagem de lixo há pouquíssimo tempo, o que ainda é um desafio para as autoridades e para nós, população, nos acostumarmos a dar o destino certo ao lixo que produzimos. No entanto, não é por isso que vamos continuar com atitudes da Idade da Pedra, como jogar lixo no chão...

O Japão é um país que tem investido nessa questão há 500 anos. Hoje usufrui de um sistema de alta tecnologia capaz de reutilizar quase 100% dos resíduos produzidos, recicláveis e comuns. Os resultados são surpreendentes, pavimentam ruas, levam energia às casas, aquecem piscinas e conseguiram até fazer uma ilha aterrada com lixo. Sem dúvida é um desenvolvimento invejável! Mas não precisamos levar 500 anos para sermos educados nesta matéria. Mesmo porque, se não tomarmos medidas mais sérias, até lá nosso espaço será tomado pelo lixo!

Mas o sábio anda com sábios, vale a pena prestar atenção no que os japoneses têm feito e readaptar nossos hábitos para um futuro sustentável. Me refiro à forma como eles lidam com o lixo. Eles entenderam que podem extrair dali energia, fonte de renda... Ou seja, começaram a ver o lixo como um aliado. Como podemos reverter o tratamento do lixo em nossa sociedade? Nada mais apropriado que começar pela educação e respeito ao planeta! Fazer a separação em lixo comum e reciclável, reaproveitar a água da máquina de lavar, fechar a torneira ao ensaboar a louça ou escovar os dentes... Nada é mais deprimente do que ver "criaturas" lavando calçadas e carros com vap ou mangueira. Pelo amor de Deus, quem é que não sabe que a água já está se esgotando??? Ou que os rios estão mais poluídos por causa do lixo descartado levianamente?

Precisamos olhar diferente para nosso meio ambiente. Embora seja um trabalho de formiguinha (de pouco em pouco) estou aprendendo a tomar atitudes diferentes. Lavo as calçadas com água da máquina, separo o lixo e comecei a fazer artesanato com algumas espécies de lixo. Por exemplo, artesanato com jornal, garrafas pet e caixinhas de leite. Além enfeitar minha casa poluo menos.

Ainda acredito que podemos ser movidos pelo bom senso e respeito e não por leis e multas! Que comece por mim e por você a arregaçarmos as mangas!!! Nosso planeta é a nossa casa e depende só de nós. Isso não compete às autoridades, o trabalho é imenso e você faz parte disso.


Mais informações sobre o artigo:

Reciclagem do lixo no Japão - Revista Meio Ambiente

Artesanato com jornal - Ansil Art e Pri Costa

Artesanato com garrafa pet - Sonho Lilás e Revista Artesanato

Artesanato com caixa de leite - Revista Artesanato

Por: Maria Alice Tornesi Sosinski

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por citar meu blog...Compartilhado!

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails