Ads 468x60px

sábado, 18 de setembro de 2010

Política é 10!

Olá pessoal! Aproveitando o momento acalorado dessas eleições quero abordar hoje o tema: política. Esses dias recebi um e-mail a respeito de uma mobilização social em torno de um projeto de lei para a cidade de Curitiba e achei bem interessante tocar nesse assunto aqui no blog. Principalmente para quem não gosta de política, como eu! Até bem pouco tempo atrás eu realmente não suportava nem pensar, só comecei a repensar minha atitude ao conhecer a Constituição. Nada como buscarmos a fonte! Embora exista muita fraude e corrupção, conhecer nossos direitos nos leva a enxergar as coisas com olhar clínico, filtrar informações, checar dados... e, sobretudo, ter um pouco de esperança!!!

Voltando ao e-mail que recebi esta semana, um grupo de pessoas (cidadãos comuns), através de uma associação sem fins lucrativos, o Voto Livre, montaram um site com o objetivo de aprovar projetos de lei pela iniciativa popular para a Cidade de Curitiba. Eles se baseiam no Artigo 1º da Constituição - "Todo poder emana do povo que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente." Ou seja, comumente utilizamos nosso poder através do voto, mas podemos enviar projetos de lei através de nossa própria iniciativa. Você sabia?

Para a iniciativa popular propor uma Lei Municipal é preciso de 5% de votos do eleitorado, no caso de Curitiba, cerca de 65 mil assinaturas. Achei a iniciativa e a organização extraordinárias. Confesso que quando li isso na Constituição pela primeira vez logo pensei ser essa uma alternativa impossível! Mas tendo a possibilidade de divulgar e de angariar votos pela internet tudo fica mais fácil! Sem dúvida essa associação encontrou um jeito eficaz de organizar a sociedade em favor do bem comum. E isso também é política!

Estamos acostumados a ver tanta corrupção e fraude no meio político que em nossa cabeça é natural ligar os dois termos. Mas ao fazer isso nos esquecemos de que a política deve nos servir, deve servir o bem comum, a sociedade! É nosso direito nos assegurarmos de que isso esteja acontecendo. Seja para fiscalizar, seja para informar ou se mobilizar... "O poder emana do povo..." Espero que o Voto Livre tenha sucesso não só nesse primeiro projeto, mas em vários outros. E estendo a responsabilidade para você que, sendo um morador de Curitiba faça adesão ao projeto, ou, morador de outra cidade, se mobilize de forma semelhante.

Como seres humanos precisamos aprender a nos organizar e tomar atitudes que somem para o bem comum. Partidarismos, divisões somente sugam nosso poder de fogo como povo. Seguir em uma mesma direção não significa abdicar de nossos direitos, mas fazê-los valer. E como cidadãos precisamos aprender a unir nossas forças. Infelizmente a falta de informação e o analfabetismo funcional são dois graves problemas em nossa nação, mas isso é assunto para um outro artigo...

Acesse o site do Voto Livre aqui.

Por: Maria Alice Tornesi Sosinski

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails