Ads 468x60px

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Projetando Minha Vida para o Próximo Ano

Provérbios 16:1 “Os planos são do coração do homem, porém, a resposta vem da boca de Deus”.

É errado ter propósitos na vida?
É errado o ser humano fazer planejamento em sua vida?
É errado termos um projeto de vida?

Boas perguntas, mas, muitos cristãos têm um certo receio das respostas, uns porque se frustraram, outros porque acham errado, e outros nem se quer planejam suas vidas por falta de conhecimento.

Eu gostaria de começar falando de projeto de vida, ressaltando três passagens que tem a ver com a realidade do que iremos falar, e que lendo chamaram muito minha atenção, e creio que serão de extrema importância para que possamos entender à luz da Palavra e tirar nossas conclusões se projeto de vida é ou não algo bom para nós.
Falando de projeto de vida, eu poderia mudar o título para “Projetando minha vida para um novo ano”, creio que ficaria melhor com a realidade daquilo que iremos abordar, pois, existe uma diferença entre projeto de vida e nós projetarmos a nossa vida. Planejarmos nossa vida para o amanhã, uma vez que os projetos de vida de hoje em dia foram completamente banalizados, e como conseqüência criou uma profunda aversão em muitos cristãos, e não cristãos, a maioria das igrejas no planeta hoje em dia dão uma ênfase completamente exagerada nas ofertas de projeto de vida, sendo que isto deveria ser completamente separado ou seja, projeto de vida é uma coisa e a oferta de gratidão e com propósito é outra, como se a oferta ou o dinheiro em si fosse mudar nossas vidas, de fato, o dinheiro muda, nossa vida financeira e material, as demais áreas somente por um momento, pois, se não tivermos um bom planejamento não tem jeito.

Eu não sou contra ofertar, uma vez que a Palavra de Deus nos orienta a faze-lo, porém, recomendo que seja feito com entendimento para saber exatamente o que estamos fazendo.
Primeiro, ofertar é bom, porque quando eu planto eu colho.

2 Coríntios 9:6 “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará”.

Gálatas 6:7 “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”.

Segundo, quanto ofertar ao Senhor devemos entender que é algo puramente voluntário.

2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

E a terceira questão é que,
Se analisarmos por uma questão lógica, um ano tem 12 meses, conseqüentemente eu recebo 12 salários, mas, por um bônus eu recebo um 13º salário, que eu não merecia. Transportando isto para questões espirituais, eu entendo que Deus não precisa do meu dinheiro, muito menos do seu, Ele é dono e criador de todas as coisas, Ele não precisa nem do meu dízimo, oferta ou primícia, mas, sim Ele precisa ser honrado, e esta é uma excelente forma de fazer isto no final de um ano, estabelecer uma oferta desafiadora, algo que seja significativo para mim, de forma que eu venha distingui-lo e declarar, “meu Deus não é o dinheiro”, pois eu creio que você não dizima, primicia e oferta, para todas as pessoas que você tem contato, mas Deus é distinguido das demais quando praticamos este ato, e com toda certeza esta oferta fará a diferença no reino espiritual, pois, fogo se combate com água, e pobreza e miséria se combate com investir no Reino de Deus, e honrá-lO com nossas finanças, orar não adiantará neste caso, e hoje em dia muito tem se falado sobre finanças, mas, pouco tem sido ensinado.

Malaquias 3:8-9 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação”.

Também não quero fazer interpretações errôneas, ou interpretações que demonstrem um favoritismo ao projeto de vida, meu desejo é que você julgue, pois, não quero persuadi-lo com palavras, mas pelo contrário, desejo que o Espírito Santo possa ministrar seu coração e convence-lo. Então vamos observar estas passagens:

1º- Extrema organização para a construção do Tabernáculo.

Êxodo 40:1-38 “FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo: No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o Tabernáculo”.

Este é o primeiro ponto, eu selecionei apenas uma parte dos versos citados acima, mas gostaria que você lesse todos os versos para entender, mas, por favor, considere isto e leia mesmo, para que você possa realmente compreender que Deus foi muito detalhista orientando Moisés na construção do Tabernáculo. E detalhe, o Tabernáculo representaria a morada de Deus, o lugar de habitação da Sua presença. Deus literalmente deu a planta do Tabernáculo para Moisés.

Êxodo 26:30 “Levantarás o Tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte”.

Eu creio, com toda certeza, que, se Moisés não tivesse seguido corretamente as instruções dadas por Deus, a glória de Deus não teria enchido o Tabernáculo com Sua presença. Você é o Tabernáculo de Deus? Sim? Então leia a Bíblia que é seu manual de instruções e funcione direito para que a glória de Deus encha sua vida.

2º- Extrema organização e estratégias para as grandes batalhas.

2 Crônicas 20:1-26 “E SUCEDEU que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois, a peleja não é vossa, mas de Deus. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados. E vieram Jeosafá e o seu povo para saquear os seus despojos, e acharam entre eles riquezas e cadáveres em abundância, assim como objetos preciosos; e tomaram para si tanto, que não podiam levar; e três dias saquearam o despojo, porque era muito.

Eu gostaria de fazer um comentário sobre esta passagem. Se você observar, a Palavra de Deus declara que Josafá temeu.

2 Crônicas 20:3 “Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá”.

Ou seja, Josafá sentiu medo. Mas por que o rei sentiria medo, será que os seus inimigos eram tão valentes e numerosos?

2 Crônicas 17:12-19 “Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo e edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá. E teve muitas obras nas cidades de Judá, e homens de guerra e valentes, em Jerusalém. E este é o número deles segundo as suas casas paternas; em Judá eram capitães dos milhares: o chefe Adna, e com ele trezentos mil homens valentes; E depois dele o capitão Joanã, e com ele duzentos e oitenta mil; E depois Amasias, filho de Zicri, que voluntariamente se entregou ao SENHOR, e com ele duzentos mil homens valentes; E de Benjamim, Eliada, homem valente, e com ele duzentos mil, armados de arco e de escudo; E depois dele Jozabade, e com ele cento e oitenta mil, armados para a guerra. Estes estavam no serviço do rei; afora os que o rei tinha posto nas cidades fortes por todo o Judá”.

O número do exército de Josafá era de 1.160.000 (Hum milhão cento e sessenta mil) soldados dos melhores, então, calcule o tamanho do exército que veio contra ele... Mas o nosso Deus já tinha tudo planejado, apenas revelou a eles como tudo deveria ser feito. Não existe muralhas intransponíveis para o nosso Deus, não existem problemas e situações difíceis que você não possa vencer, e nem projetos e planos que você não possa executar.

Lucas 1:37 Porque para Deus nada é impossível.

Este é o segundo ponto. Sei que a Bíblia está repleta de grandes batalhas, mas particularmente eu acho esta batalha de Josafá a mais espetacular de toda a Bíblia. E note, lendo o texto inteiro (“Mas por favor leia, se não você não entenderá o que o Espírito quer ministrar em seu coração”) que antes da batalha, existiu todo um contexto. Ouve orientações muito claras de Deus usando a vida de um profeta para falar com o povo, e creio que se não tivessem seguido as instruções corretamente, com certeza seria um relato bíblico da derrota do povo de Deus, mas, pelo contrário, seguiram as instruções e foram vitoriosos, glórias a Deus... Entenda que uma batalha, não é simplesmente você não se acovardar e ir contra o inimigo, pelo contrário uma batalha que se preze, tem uma boa organização e estratégia por trás (*) para que não sejam vencidos, mas, sim saiam vencedores.

3º Propósito de Jesus aqui na Terra.

João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

É impressionante como ainda hoje existem pessoas no planeta Terra que acham que Jesus Cristo morreu na cruz por morrer. Você já parou para pensar que por trás do sacrifício de Cristo existiu um baita propósito? Cristo não morreu à toa, seu propósito era resgatar a humanidade, era redimir o ser humano.

Deus, desde o início da criação do homem, tinha estabelecido um plano para o ser humano, que acabou não se concretizando, com isto não quero dizer que o plano de Deus foi um plano falho, pelo contrário, os planos de Deus sempre foram perfeitos, imperfeito foi o que o homem fez.

Viver uma vida baseada em propósitos não é fácil, e eu falo por mim. Cristo quando estava prestes a cumprir o propósito do Pai celestial aqui na terra cogitou: “Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”.

Mateus 26:36-39 “Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres”.

Se o próprio Jesus expressou isto no que diz respeito ao seu propósito, creio que Ele quis nos mostrar que não seria fácil, mas mesmo assim Ele estava disposto a sofrer e morrer na cruz por mim e por você.

Planejar, fazer projetos a curto, médio, longo prazo, realmente não é fácil, porém, é o desejo de Deus para nossas vidas. Quando não sabemos quem somos, onde estamos, e onde queremos chegar, podemos dizer que estamos com um baita problema e nunca sairemos do lugar, ou até daremos um passo ou dois, mas seremos limitados por toda a vida, pois, sendo assim qualquer lugar ou qualquer coisa está bom.

Eu não quero saturar ninguém com propósitos, muito menos dizer que para você dar um simples passo, tenha que ter um propósito. Eu não preciso de um propósito para abraçar minha esposa e dizer a ela que eu a amo, eu não preciso de um propósito para estar com saudades do meu pai e visitá-lo, eu não preciso estabelecer um propósito para comer pizza, são coisas que simplesmente eu faço e pronto, coisas que nós fazemos e ponto final. Nem tudo na vida é propósito, se eu quero tomar sorvete, eu vou e tomo, mas quero te dizer que com toda certeza, Deus quer que vivamos uma vida com propósito, e acima de tudo os propósitos que ele estabeleceu para nós desde quando fomos gerados no ventre das nossas mães.

Meu amado você pode não acreditar, mas, Deus desde a fundação do mundo, já tinha um plano para você. Você não é um acidente, ou fruto do acaso ou de uma irresponsabilidade, pelo contrário, você nasceu porque Deus tem um propósito em sua vida e você precisa descobrir e viver este propósito. Amém.

Uma questão de identidade...

Você já se perguntou quem você é realmente? Ou por que você existe? Ah, eu sou o Eduardo Sosinski, e nasci para casar com a Maria Alice, ter filhos, ser um teólogo, etc. Não. Não, não e não, Deus não iria criar o ser humano com tamanha complexidade para viver uma vida tão superficial, pois, se o propósito é este então, depois de casar, ter filhos, ter uma formação e um bom trabalho, eu posso morrer, porque já não sou mais útil aqui na Terra, e já cumpri meu propósito. Por isto, eu não estou falando de você olhar para sua identidade ou certidão de nascimento, ou simplesmente você ser o fulano porque seus pais o chamam assim desde criança, identidade vai muito além disto, a nossa identidade está intimamente ligada com nosso criador, Deus. É você entender quem você é e porque você existe. E eu lamento dizer isto para você, eu posso até decepcioná-lo, mas pela forma como você tem vivido, é impossível de se viver uma vida plena, e a única forma de você ser pleno aqui na terra, conhecer melhor a si mesmo e viver uma vida satisfatória, é conhecendo intimamente o nosso Criador, e viver aquilo que Ele planejou para nossa vida. Isto irá revelar sua verdadeira identidade.

Você que não é cristão nunca se sentiu vazio por dentro? E por mais que você tentasse preencher este vazio com inúmeras coisas, você conseguiu? Creio que somente por um momento não é? E depois continuou vazio certo? Pois é...
E os cristãos? Temos Jesus, o nosso criador, o Espírito de Deus habita em nós, mas, muitas vezes nós ainda nos sentimos vazios, você já se perguntou por quê? A resposta é muito mais simples do que você imagina.

Se não estamos no centro da vontade de Deus e não vivemos aquilo que ele planejou para nós, nossa vida se torna sem sal, sem tempero, sem nenhum dinamismo.
Não pense que Deus nos trata como marionetes, que manipula nossas vidas, lembre-se, Ele nos deu o livre arbítrio, o livre direito de escolha.

João 4:34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra”.

Ou seja, sabe por que Jesus expressava tanta satisfação? Porque ele entendia que sua necessidade básica (comida) era fazer a vontade do Pai, então quando passamos a buscar a vontade de Deus para nossa vida, as coisas começam a mudar e a sensação de sermos completos, começa a tomar conta de nossa vida.

Assim como muitas pessoas dizem e acreditam que vieram do macaco hoje em dia, eu creio que muitos não irão concordar com o que vou falar. Mas o que seria do corpo se todos fossem cabeça? Seria um grande problema. Então não somos obrigados a concordar com tudo, mas gostaria que você considerasse o seguinte:

A minha vida, antes de ser vida, é composta por algumas áreas, e com certeza a sua também. Espiritual + familiar + profissional + ministerial + material + financeira + intelectual + social + sentimental + saúde, enfim, a somatória de todas estas áreas, é o resultado daquilo que vivemos, seja bom ou ruim. A minha vida é isto, e eu não conheço alguém que não tenha estas áreas em sua vida, mas conheço muitas pessoas que tem, mas não desenvolvem estas áreas. Você conhece alguém nesta situação?

É importante que nossa vida não seja uma vida incompleta, mas, pelo contrário, cada área deve crescer em conjunto com as demais. O resultado do crescimento e prosperidade em cada área de nossas vidas irá glorificar a Deus e fazer com que outros se acheguem a Ele, ou você acha que iremos passar credibilidade para alguém de tudo que falamos se simplesmente não é algo real em nossa vida.

Lucas 14:28-32 “Pois qual de vós querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.

Eu sei que assim como eu você deseja ir além, continuar crescendo em tudo, mas entenda, é importante você parar e planejar.

Com toda certeza creio que assim como Ele nos criou à Sua imagem, conforme Sua semelhança, Ele também deseja que através do sucesso, da excelência em cada área de nossa vida, nós possamos ser um testemunho forte e fiel do seu poder e Reino. Amém!

A vida é feita de etapas. Construídas uma a uma. Com toda certeza, vendo o relato destes três exemplos bíblicos, fica bem claro que Deus deseja sim que nós possamos parar e fazer uma análise de nossas vidas, e depois destes exemplos fica completamente inquestionável acerca da vontade de Deus para nossas vidas.

Então, que possamos parar, ver quem somos, onde estamos, e onde queremos chegar. Dar ouvidos ao nosso Deus, saber quais são seus projetos para cada área de nossa vida e estarmos sensíveis ao Espírito Santo, para que possamos colocar em prática assim que recebermos as orientações de Deus. Amém.

Que este ano possa ser “O Ano do Reino de Deus sobre sua vida”.

Por: Eduardo Cristiano Sosinski

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails