Ads 468x60px

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Servo ou Senhor?

Para a maioria das pessoas lidar com o dinheiro significa gastar menos do que ganha, mas poucos tem feito a lição de casa. O dinheiro em si não é um mal, o que determina se ele será bom ou ruim é a nossa atitude em relação a ele. Não conheço a autoria, mas há uma frase muito sábia que diz “O dinheiro é um excelente servo, mas um péssimo patrão”. A situação parece ser simples na teoria, no entanto, os números indicam que a realidade é outra história.

O Ipea(Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) divulgou em agosto deste ano uma pesquisa realizada em 3,8 mil domicílios entrevistados e destes, 43,8% admitem ter dívidas. Embora a inadimplência tenha diminuído, o estudo do professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, Daniel Plá, publicado no Correio Braziliense mostra que nos últimos cinco anos o endividamento dos brasileiros está crescendo num ritmo de 20% ao ano. Será a taxa de desemprego? Felizmente não. O índice caiu para 5,8% em maio, conforme informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na segunda quinzena de agosto.

Aliás o crescimento da classe C propiciou o aumento do uso do cartão de crédito entre essa faixa da população. A Abecs(Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) analisou o perfil da população brasileira nas principais capitais das cinco regiões do país sobre os meios eletrônicos de pagamento, em outras palavras, o perfil dos usuários de cartões de crédito, débito e de loja. O principal público do meio eletrônico é mais jovem, com maior escolaridade, economicamente mais favorecido e tem maior participação no mercado formal de trabalho. Teoricamente um público mais esclarecido, enquanto 58% da população prefere trabalhar com dinheiro(esse público é predominantemente mais idoso e com menos escolaridade) justificando que é melhor para o controle dos gastos. 

Simplificando o cenário: a quantidade de empregos é excelente. A população é bem intencionada e prefere manter o controle de seus gastos utilizando o dinheiro ao invés de cartões. No entanto, boas intenções e aparente controle ainda mantém os índices de inadimplência altos e os níveis de endividamento em crescimento.

Estamos diante de um dilema: não sabemos como gastar nosso rico dinheirinho... E admitir a realidade é um dos passos mais importantes, o próximo é buscar ajuda. Nossos antepassados já diziam que conhecimento ninguém nos rouba. Acredito que uma das soluções seja incluir a educação financeira desde os primeiros anos escolares, aliada à prática diária e exemplo dos pais nas finanças da casa. No entanto, não precisamos aguardar que o currículo escolar mude para agirmos. Podemos buscar o conhecimento de que precisamos para começar a mudar a história e a cultura de como gastar nosso dinheiro aqui no Brasil. Abaixo seguem sugestões de sites conceituados nesse tema:

http://www.abecs.org.br/site2012/ - Um site bem interessante para se situar sobre cartões de crédito. Nele pode-se encontrar várias dicas sobre utilização do cartão, tirar dúvidas, fazer simulação de gastos...

http://educacaofinanceira.com.br/index.php - Se o objetivo é ensinar os filhos, independente da idade, existe é o lugar. Com conteúdo destinado para as crianças, adolescentes, jovens e até os pais.

http://www.maisdinheiro.com.br/ - Este é o site do autor best seller Gustavo Cerbasi. Muito conhecido por suas conquistas financeiras ainda muito jovem.

Diga não às dívidas. Afinal, ter a conta no verde é um estilo de vida!

Por: Maria Alice Tornesi Sosinski

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails