Ads 468x60px

terça-feira, 20 de julho de 2010

Há salvação para o mundo ?

O planeta está pedindo socorro! Mas quem pode ouvir? Faz décadas que os países subdesenvolvidos estão seguindo os passos dos desenvolvidos na era do consumo exagerado. A indústria não pára de fabricar novidades a cada semana e o ser humano, afinal, não tem como evitar gastar com o que não precisa!!!


Essa brincadeira já comprometeu todas as reservas de nosso planeta. Estudos revelam que o ritmo que estamos vivendo (o planeta Terra como um todo), já seriam necessários três planetas Terra para conseguir suprir toda a demanda. Mas como chegamos a este ponto?

A bem da verdade, até bem pouco tempo atrás, pouco se falava em reciclagem, em consumo consciente, em sustentabilidade... A ordem do dia era: compre! Impulsionados pelos prazeres desta prática dos mais remotos tempos, pouquíssimos se preocuparam com os impactos que isso iria gerar em nossas reservas. E ainda assim pouco era trazido a público sobre o tema. Conclusão, somos uma geração que cresceu pensando que a Terra é inesgotável. Uma grande ilusão que está se tornando um pesadelo... Para que cada um saiba como fazer a sua parte, vou comentar algumas medidas simples, mas que trazem grandes resultados!

A água
Todos sabem que a Terra já está com a quantidade de água no seu limite para a população existente. Mas é muito comum ver pessoas lavando carros e calçadas com mangueiras e/ou vap. Tudo bem que a água é barata, mas isso não quer dizer que ela não vá precisar ser racionada em pouco tempo... Calçada é uma área comum, pode muito bem ser lavada com a água da chuva ou da máquina de lavar. E os carros com balde.

O lixo
Outro assunto que tem surtido pouco efeito é o lixo. Você já parou para pensar na quantidade de lixo que você gera? "Como assim?" Você pode dizer. A pergunta foi exatamente esta, ou seja, como diminuir o lixo que produzimos?

É muito simples, você pode optar por produtos que tenham menos embalagens. O fator qualidade nem sempre está aliado ao excesso de embalagens. Muitos produtos vem envolvidos em papel, que vem dentro de um plástico, e por último, estão dentro de uma caixa. A não ser que seja para presente (e ainda assim você pode diminuir algumas embalagens e deixar seu presente um luxo) você pode optar por produtos que tenham a mesma qualidade com menos embalagens.

Sacolas de plástico
Nos supermercados, está se tornando comum falar de sacola retornável. Na verdade, quem tem carro, dependendo do que vai comprar, não precisa nem desta. Afinal o produto vai para o bagageiro e de lá para as prateleiras da cozinha... Por que então utilizar sacolas de plástico?

Separação do lixo
Outro ponto é a separação do lixo. Tudo que jogamos fora deve ser separado em reciclável e lixo comum*. A tarefa não exige muito esforço, mas como todas até aqui, precisa de uma nova postura de nossa parte. É verdade que você vai precisar de dois lixos na sua cozinha, mas isso não é nada comparado ao bem que estará fazendo.

Composteira
Além de separar o lixo, também podemos diminuir o lixo comum que produzimos. Essa dica vale tanto para quem mora em apartamentos como em casas. As cascas de frutas e verduras e bagaços podem ir para uma composteira*. Isso já diminui em pelo menos 20% a quantidade de lixo comum de nossas residências. Aumentamos também a vida útil dos aterros sanitários e produzimos um adubo de primeira para a horta...

Todas essas medidas são simples, outras mais complexas podem ser adotadas com o passar do tempo, o importante é fazermos a nossa parte. Começando por essas dicas estamos iniciando um novo tempo, com uma nova mentalidade e um novo olhar sobre o planeta em que vivemos. Vale dizer também que é importante levar adiante essas idéias. Afinal somos responsáveis pelo mundo que vamos deixar aos nossos filhos.

Para saber mais sobre Reciclagem e Compostagem, clique nos lnks.

Por Maria Alice Tornesi Sosinski

1 comentários:

Daniel disse...

Este assunto foi o máximo, vou dispor no meu kut tá! E vou indicar o site!bjos Re

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails