Ads 468x60px

sexta-feira, 26 de março de 2010

Foco X Vontade

Percebo, que, em geral, somos uma geração focada nas vontades... Ou seja, fazemos o que precisamos fazer e o resto fica por conta das vontades. Se dá, fazemos, se não, deixa pra outro dia... Fomos ensinados a ir para a escola para passar de ano, nossa rotina não ia além disso. O resto do tempo servia para fazer o que desse vontade. Essa rotina traz muitos pontos negativos para nós, e não precisamos ir muito longe para perceber isso. Quem já assistiu ao programa brasileiro "Super Nany", notou que a primeira medida que ela toma ao chegar em uma casa é estabelecer uma rotina que preencha o dia da criançada. Mas por que?

Me perguntando sobre essa estratégia percebi que essa "rotina" nada mais é do que uma disciplina em que a criança será submetida, a fim de que seja nela incutida a necessidade de investir com sabedoria o seu tempo. Essas crianças aprendem a usufruir de cada momento e não simplesmente "passar o tempo". Para elas será muito fácil traçar objetivos à medida que forem crescendo, porque aos poucos vão descobrindo onde querem chegar e como chegar! Mas, e para nós que já somos adultos e não fomos ensinados nesse contexto da disciplina?

Bom, no topo de atitudes a tomar, sem dúvida deve-se mencionar a força de vontade. Ela é que permeará o sucesso ou o fracasso de tudo que fizermos. Não serão todos os dias que começarão com o sol e o céu azul rindo para nós...

Em seguida precisamos ter em mente que o tempo é nosso aliado. Algo difícil de acreditar num cotidiano tão acelerado, mas é necessário habituar nossa mente com essa verdade, afinal, para tudo que queremos sempre temos tempo! Diante disso, comece a reprogramar suas atividades por níveis de prioridade. Não se esqueça que o trabalho vem antes do descanso... Utilize papel e caneta para se organizar em seus horários. Em pouco tempo você verá que grandes resultados essa pequena frase pode trazer: "o tempo é meu aliado".

Aprenda a dizer não. Algo que muitos precisam exercitar é controlar com sabedoria seu tempo, evitando ao máximo possível os imprevistos. Depois de traçar suas metas, é necessário fazer todo o esforço para que elas se cumpram e para isso os imprevistos devem ser evitados. Sempre haverá um convite inesperado, uma festa de última hora, um happy hour...

Esteja presente de corpo e mente! Uma causa de stress muito comum é a ansiedade pelo programa futuro. No domingo a noite, junto com a família, nossa mente já está no trabalho do dia seguinte... Esse tipo de situação rouba nossa qualidade de vida, e do lazer, e consequentemente nos deixa em constante ansiedade. Aprenda a viver um momento de cada vez, com o corpo e a mente sintonizados.

Tenha amigos em quem possa confiar e seja uma pessoa confiável. Aqui me refiro àquelas pessoas que contamos nos dedos de uma mão só. São elas que podem nos ajudar e para quem podemos contar coisas íntimas. Sair espalhando nossa vida aos quatro ventos só nos fará populares e pouco confiáveis afinal, se não podemos controlar para quem contamos sobre nossa própria vida, quanto mais as dos outros!

Essas são apenas algumas dicas que fazem a diferença na minha vida e me fizeram administrar melhor meu tempo, me auxiliaram no processo de me conhecer e me trouxeram ótimos resultados. Como disse anteriormente, sua força de vontade é fundamental, sucesso pra você também!

Por: Maria Alice T. Sosinski

0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é destinado apenas para comentários relacionados aos artigos publicados, se você deixar um comentário, acesse o blog novamente que ele será respondido logo abaixo do seu OK.

Caso você tenha alguma outra dúvida ou questão que não está relacionada nos artigos mencione em seu comentário que responderemos assim que possível.

Foi abençoado com este post? então compartilhe com outros, é bem provável que você conheça alguém que precisa de uma palavra de Deus e você também pode ser um canal de benção sobre a vida de outras pessoas.

Related Posts with Thumbnails